A Guitarra – Sylvio Amadeo




A Guitarra
Sylvio Amadeo
Editora Porto de Ideias 

   AMO romances policiais. Reviravoltas, crimes, ganância, armadilhas, corridas contra o tempo... tudo isso me fascina. Em A Guitarra há todos esses ingredientes juntos, e o melhor: com selo nacional.
   A turma de formandos de 1973 da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco resolve reunir-se para comemorar a virada do ano de 1995. Entre eles há Luciano que reencontra seu grande amigo Juarez. Ambos se abraçam, têm uma conversa agradável e se atualizam sobre suas vidas. Luciano sempre viveu a mesma rotina desde que se formou – pega alguns casos e vive sua vida matrimonial -, enquanto Juarez está envolvido em um novo negócio e ganha mais do que precisaria gastar durante toda a sua vida de solteiro. Conversa vai, conversa vem, até que Luciano diz que têm alguns imóveis para alugar, no qual Juarez prontamente se interessa e aluga um dos pontos para seu novo investimento: produtos agrícolas.
   Passando alguns dias, Luciano foi visitar o amigo e ver como andava seu negócio na loja a qual alugou, mas chegando lá não havia nada do que pensava. Tinha sim alguns produtos para o campo, mas era tudo uma empresa de fachada. Entrando no estabelecimento, Luciano notou que o ponto que alugara para Juarez era usado para falsificação de dinheiro. Montes de notas de R$100,00 estavam empilhadas nas prateleiras. Luciano poderia viver até os 90 anos com apenas uma pequena parte daquele dinheiro e não hesitou em pegar algumas pilhas daquelas notas falsificadas; mal sabia ele que aquela seria sua maior perdição e que aquele dinheiro era fruto de uma “família” de mafiosos a qual seu amigo estava estritamente envolvido.
   Máfia dos casinos, corrupção militar, venda de informações para a imprensa... Nossa, a estória é muito boa e muito bem elaborada. Não consegui largar o livro desde as primeiras páginas. Os personagens são incrivelmente cativantes, mesmo não fugindo da realidade. Na verdade todos eles são muito realistas: corruptíveis, audaciosos, avarentos e algumas vezes entregues à luxúria. Só senti falta do fim de alguns personagens, como Dirceu e Júnior. O personagem principal, Luciano, não é um daqueles personagens certinhos (muito pelo contrário: na primeira oportunidade que tem de enriquecer, não hesita em roubar o dinheiro falso do próprio amigo). A Guitarra mostra que cada ser humano, no fundo, tem seu preço, o qual vai além da sua honestidade.
   Apesar de uma estória bastante cativante, houve um ponto sério que me decepcionou muito: a revisão. Frases mal colocadas, erros de gramática... Nossa, me dava um aperto no coração só de olhar. Fechava os olhos para fingir que não via, mas era impossível porque sempre vinha mais outro erro pela frente. Às vezes a compreensão ficava comprometida, o que é um erro seríssimo, ainda mais porque o autor é nacional. E então... de quem foi o erro maior: do autor que cometeu os erros ou do revisor que deixou eles passarem?
   Mesmo tendo esse problema com a revisão, a leitura é muito boa. A estória realmente vale a pena e é muito bom prestigiar o trabalho de mais um nome nacional, ainda mais em uma obra cheia de reviravoltas. O mistério começa pela capa. Todos os meus amigos que viram o livro ficaram intrigados pelo título da obra e a capa. Eu garanto que deu muito certo, mas você precisa ler para saber o porquê.
   Leitura muito boa. Me arrependo de não ter lido antes.

5 comentários:

  1. Gostaria muito de ler esse livro, principalemte se eu ganha-lo na promoção...

    ResponderExcluir
  2. Olha esse nome realmente realmente engana a gente, se eu não tivesse lido sua resenha eu nunca teria adivinhado sobre o que era esse livro, e ele parece ser muito bom, nessas férias do meio do ano eu quero ler mais suspenses.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros policiais tbm, me enchem os olhos todos mistérios que existem neles. Adoro!

    ResponderExcluir
  4. O nome engana neh?! Adoro romaneces policiais e to doida pra ler esse! Parabens pelo blog e pela resenha!

    ResponderExcluir