Katharsis


   Há algum tempo queria fazer esse projeto aqui no TBIOTS e não achei nome que exprimisse melhor o objetivo dessa coluna do que Katharsis. Mas antes de explicar do que se trata, vamos primeiro ver o que é Catarse.

Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. O termo provém do grego “kátharsis” e era utilizado por Aristóteles para designar o efeito causado no público durante e após a representação de uma tragédia grega. A catarse era o estado de purificação da alma experimentada pela plateia através das diversas emoções transmitidas no drama.
    Como se pode ver, Catarse era o sentimento de alívio vivido pelo indivíduo através das emoções exprimidas pelo meio artístico. Algumas pessoas não têm a quem recorrer ou não confiam em ninguém quando precisam expor seus sentimentos, até que recorrem a arte e se libertam. Há também pessoas (como eu) que sentem as mesmas emoções do personagem de um livro e quando termina de ler, uma sensação boa sobe à alma. É como nascer de novo. É uma liberdade incrível, como se você pudesse ser o que quisesse. Isso é a catarse.
    A Literatura é uma manifestação artística e também tem a sua catarse. 
    Pouco se vê oportunidades para que jovens escritores mostrem seu talento. Se você escreve e também expressa seus sentimentos por meio das palavras e quer que seu trabalho seja mostrado, aqui no The Book is on the Shelf você tem seu espaço. 
    Se você está interessado em mostrar sua arte e provocar uma catarse entre os visitantes do TBIOTS, mande sua obra para o e-mail thebookisontheshelf@hotmail.com com o assunto "Katharsis".Você pode participar com textos, poemas, músicas e coisas nesse estilo. 
    Espero que participem! Provoque uma catarse você também! (:

3 comentários:

  1. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho.
    Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. oi,
    adorei seu blog, muito lindo! curti no facebook
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Amanda, primeiro quero agradecer sua visita a Tribo do Livro. segundo seu blog é uma graça, muito bonito e terceiro parabéns por este projeto, parece que temos alguns afícios em comum. =) Valeu!!!

    ResponderExcluir