Comentando sobre...A Seleção - Kiera Cass

A Seleção
Kiera Cass
Seguinte


  Em uma tarde qualquer eu estava navegando em sites literários, quando vi The Selection no site The Siren Song. Foi amor à primeira vista. Amei a capa e mais ainda o enredo e mal conseguia me aguentar, querendo esse livro no Brasil. Até que ele chegou, no selo Seguinte da editora Companhia das Letras. ~dança
  A sociedade de Iléa, formada pela união dos antigos países Estados Unidos e China, é dividida em castas. Quanto maior o número da casta, menor sua posição na sociedade. Elas também são responsáveis pela condição financeira, assim como a profissão que cada cidadão deve seguir.  A divisão não é geográfica, como em Jogos Vorazes, mas sim social. Sim, divisões. Bem ao estilo distopia mesmo.
   América é uma Cinco - casta dos artistas. Apesar de não ter tudo o queria, sua vida é razoável e ela é uma jovem relativamente feliz. A maior causa da felicidade é Aspen - um Seis no qual namora secretamente há 2 anos. Casamento é o objetivo para ela, mas aparentemente não é o dele. Não mais. Sendo de uma casta inferior, ele teme o futuro que América teria ao seu lado e a última coisa que quer é fazê-la passar pelas mesmas dificuldades que ele; assim, rompe seu relacionamento.
   Visando melhores oportunidades no futuro, Aspen e a mãe de América persuadem a jovem a se inscrever na Seleção.
   A Seleção é um concurso da realeza onde uma jovem de 16 a 20 anos tem a oportunidade de casar-se com o príncipe Maxon e tornar-se uma Um. São sorteadas 35 garotas de todas as castas, nas quais passam uma temporada no palácio enquanto o príncipe decide quem será a escolhida para ser a nova princesa de Iléa e sua esposa.
   Mesmo não querendo participar, América se inscreve. Apenas para agradar as vontades da mãe. Ela não queria, mas foi sorteada. "America Singer, casta 5". Era verdade.
   No palácio conhece um lado da vida que nunca imaginou ser possível: bem diferente das limitações impostas pela sua casta.
 Logo na primeira noite conhece o príncipe Maxon, por pura coincidência. Instantaneamente o sentimento de amizade flui, o que é muito gostoso de ler. Maxon é um príncipe de todas as formas possíveis, em todos os sentidos. Cavalheiro, meigo, simpático, compreensível. Exatamente o oposto do que América pensou que um Um seria. 
   A trama se desenrola com os aspectos bem colocados. Romance, drama, comédia e rebeliões: tudo na medida exata. Sobre as comparações inevitáveis com Jogos Vorazes... As estórias têm focos BEM diferentes. Enquanto em THG a trama está voltada às revoltas, em A Seleção é mostrada uma preocupação maior com o romance. Sim, é claro que América acha injusto o sistema das castas (até porque foi o principal motivo que separou ela e Aspen), mas ela não é o estopim das rebeliões e sim uma vítima delas. 
  The Elite (continuação de The Selection) promete um ar mais sombrio à série, provavelmente voltado para a questão das revoltas. Será lançado nos EUA provavelmente em abril. Soon. \o/ Todos os fãs brasileiros esperam desesperadamente a continuação no nosso país. Até porque o fim, incrível devo dizer, tem uma ótima deixa para continuação. E QUE ELA VENHA LOGO!
   Em suma, A Seleção é um livro muito bom. Kiera Cass criou uma narrativa bem interessante e gostosa de ler. Em algumas partes fiquei realmente surpresa, com direito a queixo caído. A história de Iléa é bem interessante e não muito improvável de acontecer. No romance, apesar de em alguns momentos ser um pouco clichê, é bem prazeroso. Meu team? Eu realmente adorava Aspen, mas depois que apareceu Maxon, meu coração ficou com ele. 
    Kiera Cass é super simpática e responde a todos no seu twitter (@kieracass) e aceita os  fãs até mesmo no Facebook! \o/ Sempre que tem tempo, lá está ela, respondendo a todos e fangirling sobre One Direction. Uma fofa. :3
   The Selection está sendo cotada para uma nova série da CW. O piloto está sendo regravado e todos esperam que seja aceito e que a série seja muito boa. Estamos na torcida. 
    Mas enquanto The Elite não chega, leia A Seleção, se apaixone por Maxou ou por Aspen, curta a página da trilogia no facebook e entre no grupo The Selection Brasil. Você não vai se arrepender. ;) 

Créditos da imagem para Mariane Michelon, do grupo The Selection Brasil. ^^,

3 comentários:

  1. Foi uma das melhores leituras que fiz esse ano! E assim como vc, foi amor a primeira vista! Quando vi a capa no facebook da Seguinte, que não tinha sido lançado ainda, me apaixoneeei! Por sorte ganhei o livro na bienal, durante o lançamento do selo...Li o livro em 15h!!!! Muuuito bom!

    ResponderExcluir
  2. Serio, amei a resenha. A Seleção e perfeita quando li foi meio que amor incondicional. ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Te marquei em um meme de incetivo à leitura lá no blog. Espero que goste e passe pra frente, pois é muito importante sempre estarmos incentivando outras pessoas ao hábito da leitura. (:

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir