Minha mãe e eu — Talita Barros



Talita Barros
Editora Schoba


   Eu já tive problemas com família. Isso é super normal, até a própria autora fala isso: "Nunca encontrei uma família que tivesse todos os seus membros certinhos. Sempre haverá desafios em lidar com um ente querido."  A maior parte desses problemas, no meu caso, foi resolvida com paciência, amor e pela graça de Deus. Um livro com a temática de conflitos familiares, mesmo sabendo que todo mundo passa por isso, não seria uma coisa que eu escolheria logo de cara, sendo assim não esperava muito do livro a não ser queixa de relacionamentos entre uma adolescente - é nessa fase onde tudo é motivo de briga - e sua mãe. A primeira coisa que me impressionou foi que a autora é bem madura e mostra tudo com uma visão de filha e de mãe, já que ela agora é uma. É um livro autobiográfico onde Talita desabafa as situações pela qual passou com sua mãe, mas não deixa de ser interessante. 
   Sabe quando dizem que ser mãe muda toda a sua visão de mundo? Foi isso que notei na autora. Ela fala da filha de uma forma bem amorosa, ao mesmo tempo que se frustra por não ter recebido esse amor durante a sua vida. O livro trata de situações tristes e não vergonhosas (como a maioria dos livros desse estilo), o que faz o leitor se identificar cada vez mais com a autora, ao mesmo passo que se entristece com as circunstâncias relatadas e sente muita raiva da mãe dela. Não é para menos; sua mãe faz de tudo para tirá-la do sério. Mas teve uma situação em que eu senti realmente pena dela. Toda vez que elas brigavam, sua mãe rasgava todos os presentes que Talita dava. Não seria tão ruim se ela não fosse apenas uma criança. 
"Tantas cartinhas que escrevi a ela de aniversário, dia das mães, natal e tudo jogado fora. Tenho certeza que não sobrou uma sequer, porque ela fazia questão de rasgar tudo na minha frente. [...] Para uma criança era devastador. E assim foi para mim. Lembro que escrevia as mais belas palavras com todo o capricho e carinho que podia, para depois vê tudo picotado ao lixo."
    É uma história de vida e não precisa de enfeites nem pompos: essa é a beleza da narrativa.
Com capítulos pequenos, Talita escreve de uma forma bem fluida e pessoal, como se estivesse sentada à sua frente e conversando com você, contando a sua vida. Fato que ajudou muito na minha leitura, considerando que na tarde em que peguei este livro para ler, iria estudar Literatura e Trigonometria (conteúdos extensos), mas a leitura não interferiu em nada meus estudos.
   O projeto gráfico é lindo e bem divertido. A diagramação é simples, mas bonita e as páginas são amareladas (adoro!) e não refletem tanto a luz. Todos os livros deveriam ser assim. A revisão é muito boa, mas acho que deveria relevar as formas informais de fala, porque em expressões há as aspas, o que acaba até deixando um pouco demorada a leitura as vezes. Mas a Editora Schoba fez um ótimo trabalho e todo o resultado está maravilhoso!
   Minha mãe e eu é um livro que nos faz refletir sobre a vida, os relacionamentos e as escolhas que fazemos. Muito recomendado. Espero que curtam a leitura!

4 comentários: