Mark Logue & Peter Conradi
Editora José Olympio
Desde criança sempre adorei histórias sobre a realeza e ainda continuo amando. Quem não se impressionou com a grandeza do casamento real? Eu achei tudo simplesmente incrível. Porém mais incrível do que isso são os eventos relatados em O Discurso do Rei, desde coroações até guerras. É maravilhoso, e o melhor: foi tudo real!
George VI assumiu um cargo que não era seu: rei da Inglaterra. Após a abdicação do trono por parte do seu irmão, seria ele quem ficaria no lugar do Príncipe Edward. George (apelidado de Bertie) na verdade nunca aspirou à coroa. Desde criança sempre recebeu tratamento diferenciado em comparação ao seu irmão. E como se isso não bastasse, ele também era gago.
Os autores apresentam um flashback desde a infância de Bertie até o ponto onde a história realmente começa: uma visita em nome do Império à Austrália. Todos estavam preocupados quanto a sua gagueira desde o fiasco que fora o discurso em Wembley, então indicaram Logue, professor de fala, ao Príncipe. Me impressionei com a personalidade de Logue.
"Logue insistiu, porém, que não deveriam se encontrar na casa do duque nem em nenhum outro dos prédios reais, mas em seu consultório [...]. Apesar da diferença social entre eles, esses encontros deveriam ocorrer em termos de igualdade — o que significava um relacionamento descontraído, e não um relacionamento do tipo formal, que um príncipe normalmente teria com uma pessoa comum."
Essa exigência se tornou sim crucial para o forte elo que se tornou a amizade dos dois. Com o passar dos anos, Logue treinou o rei para a maioria dos discursos e a amizade ia crescendo cada vez mais.
O que eu mais gostei foi do fato que algumas passagens foram tiradas dos diários dos personagens. Foram situações reais e assim tivemos pontos de vista de pessoas que participaram da história. Além disso há fotos da Família Real e da família Logue, junto com gravuras dos dias mais importantes como a coroação de George VI e fotos da guerra. Lionel Logue foi apenas um súdito comum, mas que mereceu ter sua história contada. O melhor de tudo é que não se trata apenas de uma grande amizade, mas também dos bastidores da monarquia britânica e de grandes acontecimentos no mundo como a Primeira e Segunda Guerras Mundiais e como isso afetava a Família Real.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas espero assistir em breve. Segue aí o trailer.
Não tenho palavras para descrever esse livro. É simplesmente incrível em seu objetivo. Perfeito para quem ama História e a realeza, como eu.
Nunca li o livro, mas o filme é ótimo! Mereceu todas as indicações que recebeu. Eu não sei como explicar, mas Colin Firth fez um gago tão perfeito que dava pra ver a agonia dele ao tentar falar. Perfeito. Não sabia que tinha um livro também, vou procurar...
ResponderExcluirBeijos!