Top 5 - 2012


  Fim do ano... Época para repensar nossas atitudes, organizar planejamentos, fazer promessas e recordar o passado. 
   Olhando de volta para 2012, vejo um ano cheio de oportunidades e alegrias. Foi um dos meus melhores anos, sem dúvida, e sou muito grata ao mundo dos livros por isso. Li livros que mudaram completamente meus conceitos sobre temas embaralhados em minha cabeça e me fizeram ver o mundo com uma nova perspectiva. À esses livros tão especiais quero dedicar esse post. São meus livros favoritos não só por terem uma estória interessante e personagens legais, mas sim por me marcarem de alguma forma. Esse é o meu Top 10 de 2012:

O Semeador de Ideias




   Essa trilogia é muito importante para mim porque, como disse algumas vezes antes, foi a que me introduziu ao mundo da leitura. O Semeador de Ideias foi um desfecho incrível e emocionante, capaz de nos primeiros capítulos arrancar algumas lágrimas. O modo como Augusto nos faz pensar de forma crítica é lindo e arrebatador e esse é o principal objetivo da obra: ser autor da própria estória. Recomendo bastante! Não consigo colocar em palavras o quanto esse livro é especial...

A Arte da Imperfeição



   Ganhei esse livro em uma promoção no blog Canto de Meninas. Aliás, a Novo Conceito está de parabéns novamente pelos seus kits. *-*
  Fico tão triste quando vejo pessoas que abandonaram este livro... Sei que muitas pessoas não gostam do gênero e não dão uma chance a ele por esse motivo, mas elas estão perdendo um ótimo conteúdo! Sim, é auto-ajuda, mas é muito mais do que isso! 
   Em A Arte da Imperfeição Brené Brown mostra os resultados de sua pesquisa sobre Vida Plena. Brené conta suas experiências e as de seus pacientes de uma forma tão íntima que ao terminar o livro você já se sente uma amiga dela. Mostra o quão hipócrita podemos ser e que o caminho à Vida Plena é árduo, mas a recompensa é grandiosa. 
   A Arte da Imperfeição me esclareceu muitas coisas e me mostrou que medo e vergonha são só pedras de tropeço. De qualquer forma... Você só vai entender o que estou falando quando lê-lo, então GO GO!

Revolução pode soar um pouco dramático, mas, neste, mundo, escolher autenticidade e valor pessoal é um ato de absoluta resistência. Escolher amar e viver com todo coração é um ato de desafio. Você vai confundir, irritar e aterrorizar muita gente, incluindo você mesmo. Um minuto você vai rezar para que a transformação pare, e outro você vai rezar para que nunca acabe. Você também vai se perguntar como é possível sentir tanta coragem e tanto medo ao mesmo tempo. Pelo menos é assim que me sinto a  maior parte do tempo... corajosa, temerosa e muito, muito viva." 

Julieta 


   
   Ganhei Julieta como presente de aniversário de 15 anos e isso, por si só, é especial o bastante. Mas não foi. Eu tive que me envolver emocionalmente com ele também. Não vou falar muito sobre, até porque esse post ficaria muito grande e vocês, com preguiça. Para ver o quanto esse livro foi especial para mim, clique aqui.

Apaixonada por Palavras



   Como não amar as palavras de uma pessoa que sabe exatamente o que você sente?  
   Neste conjunto de crônicas, Paula Pimenta mostra a sua visão de mundo e, nossa, como ela é incrível! Ela escreve de um jeito tão especial que facilmente se tornará sua autora favorita:  suas palavras são muito acolhedoras. Em algumas crônicas fiz questão que colar uns post-its, para relê-las no futuro. Tenho certeza que um dia vou precisar dessas palavras, então marquei as mais especiais para mim e elas estarão lá me esperando. 
   Ah, também não sei o que falar sobre Apaixonada por Palavras, então leia aqui.

"Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras. (...) Mas por que eu sou tão viciada em palavras? Por ter crescido lendo enquanto minhas amigas brincavam de pique-esconde? Por minha primeira paixão ter sido o Cebolinha, nos gibis da Turma da Mônica? Por amar poesia desde que nasci? Não sei. O fato é que me desperta curiosidade quem sabe escrever o que pensa. [...]  No dia em que eu encontrar um que se importe mais com o que eu escrevo do  que com a minha embalagem, eu caso. Desde que a proposta seja feita por escrito. E que, por trás daquelas palavras, existam óculos em vez de músculos." ♥  
Lira dos Vinte Anos 


   
   Se você quer saber quem é Álvares de Azevedo, pesquise em um livro de Literatura. Eu não quero falar o quão grande ele era no Romantismo, mas sim se como sua poesia é alma  e coração. Não consigo explicar a conexão que sinto com seus poemas - chego até a me arrepiar lendo-os. 
   Se eu pudesse voltar no tempo para qualquer momento da história, voltaria para o século XIX, assistindo ao processo criativo de Álvares. Sim, eu sei que muitas obras são apenas liberdades artísticas e sei que ele poderia ser qualquer coisa menos a ideia que eu tenho, mas a questão é exatamente a qual se refere a citação acima de Paula Pimenta: sou apaixonada por palavras e me encanta quem sabe escrever o que pensa. Amo demais A Lira dos Vinte Anos e será um livro que me marcará para sempre.       

   Gostaram?
   E você? Quais foram os livros que mais te marcaram em 2012? 

3 comentários:

  1. Oi Amanda!
    Tenho vontade de ler este livro da Paula..A arte da Imperfeição não li até hoje,mas irei...

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esses, só terminar Os Instrumentos mortais, e tvd, eu irei lê-los!
    Segui seu blog, extremamente lindo!
    Beijos, Alice.
    garotas-sentem.tk

    ResponderExcluir
  3. Ano passado me aventurei em um livro do Auguto Cury - O Colecionador de Lágrimas e me surpreendi positivamente (:

    Já li Noite na Taverna do Álvares é meu escritor ultrarromatico favorito.

    E estou com Julieta aqui para ler =D

    ;*

    ResponderExcluir