A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones)
George R. R. Martin
Editora LeYa
A Guerra dos Tronos é aquele tipo de livro que chama a sua atenção desde a primeira vez que você o vê. Não é para menos, vocês já viram o tamanho do livro?! É bem grande, chama muito a atenção, e a capa então... A capa é absolutamente perfeita, e considerando que eu não costumo julgar um livro pela capa, isso quer dizer muita coisa. Outro aspecto que eu amei nesse livro, é que, tudo é bem organizadinho, bem explicadinho, já que tem a relação de todas as casas, ou famílias, assim você já vai descobrindo quem é quem,(ou quem foi quem) porque o livro faz muitas menções a personagens que já morreram. Também há os mapas, mapas dos sete reinos de Westeros,(onde se passa boa parte da estória) o que é extremamente importante, torna o enredo bem real, você se situa. Mas agora, vamos parar de falar das coisas que eu amei (ainda tem muito mais, preparem-se :P) e vamos partir pra resenha.
Após a morte de Jon Arryn, a mão do rei,(braço direito do rei) que acontece em circustâncias muito suspeitas, o rei Robert Baratheon decide viajar até o norte, para Winterfell,(domínio da casa Stark) para oferecer o cargo de mão do rei para seu amigo Eddard Stark. À princípio ele não deseja ir para Porto Real e tornar-se mão do rei mas sua esposa, Catelyn Stark, recebe uma carta da irmã Lysa Arryn,viúva de Jon Arryn, que diz que a morte da mão do rei foi arquitetada pela rainha Cersei Lannister, e toda a família Lannister em si. Eddard Stark decide aceitar o cargo de mão do rei, para assim, investigar a morte de Jon Arryn. Sansa Stark, Arya Stark e Bran Stark deveriam ir juntos com o pai para Porto Real, mas no final, só quem acaba indo são as garotas, porque Bran sofre um "acidente", já que ele viu a rainha Cersei e seu irmão Jaime Lannister em cenas íntimas. Depois de muito tempo desacordado e uma tentativa de homicídio, enquanto ainda estava em coma, Bran acaba sobrevivendo... mas está paraplégico. Sua mãe decide investigar sobre a tentativa de assassinato do filho, as "pistas" indicam para Tyrion Lannister. O filho mais velho de Eddard Stark, Rob Stark, fica em Winterfell, no lugar do pai até que o mesmo volte. O filho bastardo de Lorde Stark, Jon Snow, decide ir para o fim do mundo, juntar-se à Patrulha da Noite, na Muralha.
Enquanto isso, na cidade livre de Pentos, os últimos Targaryen,(antiga dinastia de reis dos setes reinos) vivem no exílio, Viserys Targaryen e sua irmã Daenerys Targaryen. Viserys fará de tudo para reconsquistar o trono de ferro, por isso, casa sua irmã com Khal Drogo, rei dos guerreiros nômades dothraki. Ele simplesmente quer trocar sua irmã por uma grande exército de guerreiros destemidos, para assim, conquistar outra vez, o trono de ferro. Será que isso vai dar certo?!
Enquanto isso, na Muralha, forças sobrenaturais ameaçam o reino, forças essas que são muito piores do que a guerra iminente.
Depois de alguns acontecimentos que eu, obviamente, não vou contar, porque eu quero que você leia esse livro para saber, o rei morre, e como as coisas já estavam bastante caóticas... Com o rei morto, então... A guerra começa. Os Lannister estão no poder agora. Será que os Stark e as outras casas conseguirão vencê-los?! Quem ganhará a guerra dos tronos?
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo."
Os capítulos do livro são divididos da seguinte maneira, cada capítulo descreve a vida de um dos personages a seguir: Eddard Stark, Jon Snow, Bran Stark, Sansa Stark, Catelyn Stark, Arya Stark, Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen. Apenas o prólogo não é contado por um desses personagens. O prólogo é do ponto de vista de Will, um dos homens da Patrulha da Noite.
O fato de o livro ser contado por tantos personagens é, ao mesmo tempo, bom e ruim. Bom, porque você sabe de tudo o que está acontecendo, em todos os lugares da estória, e também porque alguns dos personagens são muito interessantes, Tyrion Lannister, por exemplo. O sarcasmo dele me fez rir demais.
É também ruim, porque, quando você chega quase ao fim do livro, você quer saber o que está acontecendo com os outros, enquanto lê o capítulo de um dos outros personagens. Isso é frustrante, ter que esperar até ler o próximo livro para saber o que aconteceu.
Eu também tenho umas dicas para vocês. Antes de começarem a realmente ler o livro, sugiro que leia primeiro o apêndice, que está localizado no finzinho do livro, e que também dêem uma conferida nos mapas. Assim fica bem mais fácil para vocês reconhecerem os personagens e identificar os lugares. Isso não quer dizer que não vão precisar conferir o mapa e o apêndice durante a leitura do livro... Porque isso vai acontecer frequentemente.
Você, sem dúvida alguma, deve estar super curioso para saber como o livro "termina". A única coisa que eu posso dizer é que o "final" não é decepcionante... mas eu ainda não sei o que acontece no próximo livro da série, estou muito ansiosa para ler A Fúria dos Reis... Não, ansiosa não é palavra certa, eu estou obcecada, isso sim. A Guerra dos Tronos foi o melhor livro que li na minha vida, a estória é absolutamente perfeita... Eu, definitivamente, recomendo. Se você o ler, não vai se arrepender!
Uma série foi feita, baseada no livro. A série chamada de “Game of Thrones” foi produzida pela HBO. Estreou, nos EUA, em 17 de abril de 2011, e fez tanto sucesso que terá uma segunda temporada, que tem lançamento previsto para abril.
O elenco conta com atores como Sean Bean, Emilia Clarke, Mark Addy, Michelle Fairley, Lena Headey, entre outros.
Eu assisti alguns episódios e adorei. Obviamente, o livro é bem melhor, (os livros sempre são melhores que os filmes/séries, é a minha opinião) mas, mesmo assim, vale dar uma conferida.
Confira o trailer da 1° temporada de Game of Thrones :
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluir