Resenha - Um amor para recordar


Um amor para recordar
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito

Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem.


    Um amor para recordar apresenta a  velha formúla Nicholas Sparks: romance incrível, final impossível. Nicholas é conhecido por escrever romances reais - daqueles que podem acontecem com qualquer um - e ao mesmo tempo impressionantes, capazes de arrancar lágrimas até do mais duro coração. Exprimir sentimentos em palavras é uma tarefa árdua, mas Sparks o faz com maestreza.
    Narrada em primeira pessoa, a obra mostra a estória de vida de Landon Carter contada pelo mesmo; um jovem razoavelmente popular e que tem como passatempo comer amendoins no cemitério (?). Landon tinha tudo para ter um futuro promissor. Tentando livrar-se das aulas de química, entrou para o clube do teatro, onde conheceu alguém que mudaria sua vida para sempre.
    Jamie Sullivan era a filha do pastor da cidade. Amorosa, generosa e humilde - não era capaz de fazer mal a uma mosca. Apesar de ser tão boa, era conhecida mesmo por usar sempre a mesma roupa e carregar sua Bíblia para onde quer que andasse.
    Universos diferentes, mundos opostos. Mas quem disse que os planos de Deus não uniriam esses dois corações? 
    Já perto do baile e sem ninguém para acompanha-lo, Carter se vê dobrar-se à sua única alternativa: chamar Jamie Sullivan.
    Além daquela noite, Landon ainda tem aulas de teatro com Jamie, onde é impossível ficar longe da garota, já que ele interpreta o papel principal enquanto ela atua como anjo que se dirige a ele.
    Os laços entre os dois se estreitam cada vez mais, acompanhados de mudança de opinião, amadurecimento e, é claro, o amor.
   Nicholas sempre aborda assuntos da realidade como a fé que está sempre presente no decorrer da obra. Apesar de parecer um romance clichê, existem várias lições que diferenciam Um Amor para Recordar de qualquer outra obra. Sparks mostra em Jamie como as pessoas são maldosas, julgando apenas a aparência. Já em Landon, o autor mostra como uma vida pode ser transformada pelo poder do amor e da fé. No reverendo Sullivan, pai de Jamie, é bastante notório o amor incondicional à família e à comunidade. 
    Um livro para rir, chorar, emocionar, amar. Se você não tem vergonha de se emocionar e se curvar ao poder do amor, este livro foi feito para você!
    Um amor para recordar ganhou uma adaptação para o cinema, o qual é um dos filmes que mais emocionaram ao redor do mundo. Na maior parte do tempo o filme é bem fiel ao livro, mostrando que não é somente as palavras que emocionam, mas sim a beleza da estória.
   Simplicidade. Esta é a marca de Nicholas Sparks. O autor prova que não precisa de extravagâncias para impactar as pessoas; só precisa do simples e mágico poder do amor.


4 comentários:

  1. Adoro esse livro, é lindo! O filme é igualmente bom, principalmente a trilha sonora :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o filme marcou gerações, apesar de não ser velho HAUSHAUSASU Todos se emocionam. Não é pra menos; a estória é incrível.

      Excluir
  2. Ah, sinceramente tenho um pé atrás quando o assunto é Nicholas Sparks, li um livro dele e não achei tão maravilhoso como todos falam. Porém adorei sua resenha, parabéns :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos que eu li, o único que não gostei foi O Milagre. Diários de uma Paixão é ótimo. Acho que é meu favorito. (:
      E muito obrigada por elogiar a resenha HAHA Amo seu blog *--*

      Excluir